Como a ferramenta pode melhorar o desempenho comercial
Muito conhecida no mundo dos negócios, a curva ABC pode lhe ajudar a maximizar a geração de receita e lucratividade da empresa.
A curva ABC é conhecida na área de administração e tem o objetivo de auxiliar no controle de estoque, mercadorias e gestão.
Com ela é possível também melhorar e estruturar mais adequadamente as vendas, estabelecimento de preços e compras, produção geral, etc.
Ela identifica quais são os clientes mais importantes para o seu pet shop, segmentando-os de forma a mapear o consumo deles e com isso lhe ajuda a programar de forma eficaz a aquisição de materiais necessários para atendê-los.
O conhecido “Princípio de Pareto” foi criado por Joseph Moses Juran, que batizou o nome em homenagem à Vilfredo Pareto, que percebeu, na Itália, que 80% das terras pertenciam a 20% da população, e que isso se repetia para outras questões.
Essa análise deu origem ao que ficou conhecido como “Princípio de Pareto”, chamado também de Regra 80/20: essa regra fala que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.
Porém, nem sempre conhecer só os 20% das causas é suficiente. É necessário também ampliar o olhar para mais horizontes.
Por isso surgiu a curva ABC, que separa o gráfico de Pareto em três percentuais:
20% dos itens representam 80% do valor
30% dos itens representam 15% do valor
50% dos itens representam 5% do valor
Saber quais são os itens mais valiosos, mais importantes e mais rentáveis é um indispensável caminho para melhorar a performance de suas vendas, sejam elas produtos ou serviços que acontecem no entorno de seu negócio pet.
Peça ajuda para quem entende do assunto!
A Geração Gestão tem um time nota mil que pode ajudar a acelerar o seu negócio.